segunda-feira, 18 de março de 2013

REDENTORISTA PARTE 3

Constituições e Estatutos

Como toda instituição necessita de leis e normas para sua boa organização e funcionamento, assim também acontece com a Congregação do Santíssimo Redentor.
Sendo a C.Ss.R. um instituto composto por padres e irmãos, fundado por Santo Afonso de Ligório em 1732, em Scala, Itália, para evangelizar, especialmente, os mais pobres e abandonados, para exercer seu apostolado de forma eficaz, ela possui seu conjunto de regras, bem como orientações e espiritualidade que, aqui, você poderá conhecer.
Que você possa conhecer melhor os Missionários Redentoristas e sua forma de viver e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo e, quem sabe, querer tornar-se um de nós.
Bom proveito.

NO BRASIL 

Cem anos de história

Exatamente esse é o pretexto para a nossa conversa: os redentoristas estão celebrando cem anos de presença no Brasil. Durante esses cem anos, modéstia à parte, puderam fazer muita coisa. Com a ajuda de Deus, é claro, e com a intercessão de Maria, como nunca deixamos de dizer. Em muitos lugares fomos pioneiros da evangelização; já em outros chegamos depois que o campo já estava desbravado. Em algumas coisas fomos inovadores, em outras fomos um pouco medrosos, aliás, como qualquer grupo que se preze.
O primeiro grupo de redentoristas, vindos da Holanda, fundou a primeira comunidade em Juiz de Fora (MG), no dia 26 de abril de 1894. Outro grupo veio da Alemanha, Baviera, e começou a primeira comunidade em Aparecida (SP), no dia 28 de outubro de 1894, e a primeira comunidade em Campininhas de Goiás (hoje Goiânia), no dia 12 de dezembro de 1894.
Depois foram chegando os outros: norte-americanos para o Paraná, o Mato Grosso do Sul (1930) e para a Amazônia (1943); irlandeses para o Tocantins e o Ceará (1958 e 1962); os belgas para o Sergipe (1963); os holandeses para a Bahia (1965); os poloneses para a Bahia (1972).
Só por isso você já pode ver que os redentoristas no Brasil são internacionais, gente de muitas culturas e de diversas tradições, mas que aos poucos foram pegando o jeito brasileiro de ser, mesmo que às vezes com um pouco de sotaque. Mas são todos redentoristas, tendo todos o mesmo jeito de viver e a mesma mensagem para anunciar.
Somos agora mais ou menos 500 homens plenamente ligados à Congregação do Santíssimo Redentor (este é nosso nome oficial, muitas vezes abreviado como C.Ss.R.), padres, diáconos e leigos. Há, porém, um número muito maior de redentoristas em formação, fazendo o noviciado colegial e a faculdade de filosofia ou de outras especializações. E mais ainda: temos ao nosso redor um grupo crescente de leigos, homens e mulheres, que cada vez mais estão integrando-se em nossa vida e em nossa evangelização. Somos uma família bastante grande e muito variada.

Nossos ideais

Nós redentoristas temos nosso jeito de ser, temos nossos ideais e nossas ideias básicas. Não imaginamos que sejam originais, mas são nossas. Vieram de Afonso e de seus companheiros, foram experimentadas e vividas por milhares de irmãos que já estão junto do Senhor. Esse jeito de ser, esses ideais e essas ideias centrais são o que chamamos de espiritualidade. É, pois, mais ou menos de nossa espiritualidade redentorista que queremos falar. Talvez interesse a você. E nós o faremos usando o próprio texto das Constituições e Estatutos da Congregação do Santíssimo Redentor.
Nossa ideia de redenção
Os redentoristas querem ser “servos humildes e audazes do Evangelho de Cristo, Redentor e Senhor, princípio e modelo da nova humanidade.
Esse anúncio visa especialmente a copiosa Redenção, isto é o amor de Deus Pai que nos amou primeiro, e nos enviou seu Filho, como propiciação pelos nossos pecados (1Jo 4,10), e que pelo Espírito Santo vivifica a todos os que nele creem.
Essa Redenção atinge o homem todo, aperfeiçoa e transfigura todos os valores humanos, para que todas as coisas sejam recapituladas em Cristo e conduzidas a seu fim: uma nova terra e um novo céu” (Constituições e Estatutos da Congregação do Santíssimo Redentor, n. 6. Todos os números seguintes são referências a esse texto).
“Eles sabem que o mistério do homem e a verdade de sua vocação integral somente se desvendam verdadeiramente no Mistério do Verbo Encarnado. Desse modo, tornam presente a obra da Redenção na sua totalidade, ao darem testemunho que aquele que segue a Cristo, homem perfeito, torna-se ele mesmo mais homem” (19).
Nosso papel na redenção
“A Congregação do Santíssimo Redentor reúne membros sacerdotes, diáconos e leigos que, em fraterna comunhão, concorrem para a realização de uma mesma missão, dentro e fora de casa. Todos, e cada um em particular, embora continuem o exemplo de Cristo que cultivou a vida oculta, querem tornar-se fermento do Evangelho no mundo: ou se dedicando ao anúncio da salvação e ao ministério da liturgia; ou empreendendo outras obras estritamente apostólicas; ou executando trabalhos técnicos e profissionais" (01).
“A Congregação continua o exemplo de Cristo pela vida apostólica que compreende, a um só tempo, a vida especialmente dedicada a Deus e a obra missionária dos Redentoristas” (1).
Nossa ideia de evangelização
“A preferência pelas condições de necessidade pastoral ou pela evangelização propriamente dita e a opção em favor dos pobres constituem a própria razão de ser da Congregação na Igreja e o distintivo de sua fidelidade à vocação recebida.
O mandato conferido à Congregação de evangelizar os pobres visa a libertação e a salvação da pessoa humana toda. Os membros da Congregação têm como incumbência o anúncio explícito do Evangelho e a solidariedade com os pobres, a promoção de seus direitos fundamentais na justiça e na liberdade, com o emprego de meios que sejam, ao mesmo tempo, conformes ao Evangelho e eficazes” (5).
“A conversão pessoal, porém, realiza-se na comunidade eclesial. Por isso a finalidade de toda a obra missionária é suscitar e formar comunidades que levem vida digna da vocação a que foram chamadas...” (12)
Nossa vida de comunidade
A Congregação “participa do mandato da Igreja que, por ser sacramento universal de salvação, é, por natureza, missionária” (1).
Os Redentoristas, para corresponderem à sua missão na Igreja, exercem a obra missionária de modo comunitário. Pois a forma apostólica de vida em comum abre, do modo mais eficaz, o caminho para a caridade pastoral.
Para os congregados, é lei essencial de sua vida viver em comunidade e por meio da comunidade realizar o trabalho apostólico” (21). 
“A vida comunitária leva os congregados a pôr em comum, em fraterna e sincera convivência, à maneira dos Apóstolos, orações e deliberações, dores e trabalhos, sucessos e insucessos e também os bens materiais, a serviço do Evangelho” (22).
Nossa vida de união com Deus
“A Palavra de Deus é sustento e vigor da Igreja e para seus filhos força da fé, alimento da alma, fonte pura e perene de vida espiritual.
Por isso, como ministros da revelação do Mistério de Cristo, entre os homens, mantenham os congregados assíduo contato com essa palavra viva e vivificante e assimilem-na pela frequente leitura divina e pelas celebrações comunitárias...” (28).
“Encontram e vivem o Mistério de Cristo e da salvação humana na liturgia, sobretudo na Eucaristia, a qual proclamam como ápice e fonte de toda a sua vida apostólica e sinal de solidariedade missionária” (29).
“Para que participem o mais íntima e frutuosamente possível do sacrossanto mistério da Eucaristia e da vida litúrgica, e para que se alimente mais abundantemente toda a sua vida espiritual, os Redentoristas, tanto em casa como fora dela, darão a máxima importância à oração mental, a qual se orientará principalmente para a contemplação dos mistérios da Redenção” (31).
Tomem a Santíssima Virgem como modelo e ajuda, Ela que, caminhando na fé e abraçando de todo o coração a vontade salvífica de Deus, como serva do Senhor, dedicou-se totalmente à pessoa e à obra de seu Filho, serviu e continua a servir ao Mistério da Redenção, socorrendo perpetuamente o povo de Deus em Cristo. Honrem-na, pois, como Mãe, com piedade e amor filial. Promovam com generosidade o culto, principalmente o litúrgico, à Bem-aventurada Virgem Maria e celebrem com especial fervor as suas festas” (32).
Nossa ideia de vida
“Fortes na fé, alegres na esperança, fervorosos na caridade, inflamados no zelo, humildes e sempre dados à oração, os Redentoristas, como homens apostólicos e genuínos discípulos de Santo Afonso, seguindo contentes a Cristo Salvador, participam do seu ministério e anunciam-no com evangélica simplicidade de vida e de linguagem, pela abnegação de si mesmo, pela disponibilidade constante para as coisas mais difíceis, a fim de levar aos homens a Copiosa Redenção” (20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário